Com previsão de investimento de mais de um milhão de reais, o convênio permitirá a contratação de profissionais que devem atender a 720 famílias.


Parcerias impulsionam desenvolvimento da agropecuária no Vale do Jequitinhonha

Ações para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Vale do Jequitinhonha e no Alto Rio Pardo, em Minas Gerais, ganham força com convênio firmado entre a Embrapa e a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Nessas regiões, já tiveram início trabalhos de cooperação técnica entre a Embrapa e associações de municípios para promover a adoção de Boas Práticas Agrícolas. 
Um convênio assinado pelo presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, e pelo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Antônio Álvaro Corsetti Purcino, visa impulsionar a socialização de tecnologias e ações de assistência técnica. 

Com previsão de investimento de mais de um milhão de reais, o convênio permitirá a contratação de profissionais que devem atender a 720 famílias. Serão nove responsáveis técnicos e um coordenador para o acompanhamento das propriedades que irão sediar Unidades Demonstrativas (UDs) nas regiões do Alto Rio Pardo, do Baixo e do Médio Jequitinhonha. 

Em cada uma dessas regiões, já foram implantadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs). Em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje), a URT foi instalada em Araçuaí. Com a Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj), foi definido o município de Jequitinhonha para sediar a URT. O Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar) decidiu pela implantação da Unidade em Taiobeiras. 

Segundo Fredson Chaves, coordenador de Transferência de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo, as URTs representam a presença das instituições parceiras em prol do desenvolvimento da agropecuária na região. “A Unidade é um centro regional de capacitação, de ações de comunicação e transferência de tecnologias, onde são realizados dias de campo, cursos e visitas técnicas”. 

Fredson explica que os produtores rurais terão oportunidade de participar das capacitações nas URTs. Além disso, serão feitos processos de seleção de propriedades rurais para implantação de unidades demonstrativas em fazendas da região. Assim, os produtores poderão utilizar as tecnologias para o desenvolvimento de suas atividades agropecuárias. 

Conforme explica o agrônomo da Embrapa Marco Aurélio Noce, diversos estudos têm demonstrado que os princípios das Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e dos sistemas integrados de produção apontam para oportunidades de otimização de insumos, com redução de custos, sem perdas de produtividade, resultando em maior rentabilidade e qualidade de vida. 

Levantamentos prévios das demandas e necessidades dos produtores rurais das regiões permitiram identificar temas a serem trabalhados. Em outubro, foram realizados os primeiros seminários nas URTs. Os eventos tiveram apresentações teóricas e atividades práticas com condução técnica de instrutores do Senar. Foram apresentadas práticas conservacionistas do solo e da água, com ênfase em barraginhas e terraceamento, além de implantação e manejo de palma forrageira. 

Na ocasião, houve demarcação e construção de terraços, de barraginhas e plantio de parcelas de duas variedades de palma forrageira (palma miúda e palma orelha de elefante mexicana). 
Em novembro, é a vez da implantação das demais tecnologias nas URTs, com plantio de sorgo, gramíneas, mandioca, milheto, cana e área de integração lavoura-pecuária. Os seminários de demonstração das tecnologias serão realizados nos seguintes dias: 27/11, em Jequitinhonha, no Parque de Exposições; 28/11, em Araçuaí, na Escola Família Agroecológica; e 29/11, em Taiobeiras, no Parque de Eventos. 

As ações de cooperação em prol do desenvolvimento da agropecuária no Vale do Jequitinhonha e Alto Rio Pardo contam, além da parceria entre a Embrapa, os consórcios de municípios e a Anater, com forte apoio do Senar, Emater-MG, Epamig, Instituto Federal do Norte de Minas, Sebrae e sindicatos rurais da região.